sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Você não pode se arrepender de nada.

Eu já ouvi várias vezes pessoas perguntando “Se você pudesse voltar no tempo e mudar alguma coisa na sua vida, o que você mudaria?” e também já ouvi as mais diversas respostas: não terminaria com aquela namorada, não teria bebido tanto e desmaiado na formatura, teria estudado mais no 3º ano pro vestibular, teria dito que amava uma pessoa mais do que devia etc.

Porém, quantos arrependimentos desse não foram apenas uma escolha na grande trama de infinitas possibilidades, que alguns insistem em chamar de destino?

Se o cara não tivesse terminado com aquela namorada, não estaria hoje feliz com sua esposa e filhos lindos que ele tanto ama. Se ele não tivesse bebido tanto e desmaiado na formatura, talvez ficasse com aquela loira sensacional que mais tarde ele descobriu ser o primo travesti da sua amiga. Se ele tivesse estudado mais no 3º ano, teria passado para uma faculdade pública, demoraria 8 anos para se formar e teria perdido aquela oportunidade única de encontrar o dono da empresa que ele sempre sonhou em trabalhar. Se ele tivesse dito mais que amava uma pessoa, ela iria achá-lo carente, chato e grudento.

Todas as nossas escolhas geram uma consequência e isso é uma lei básica do universo, além da 3ª Lei de Newton: toda ação gera uma reação.

Imagine uma situação simples: fome. Sim, vontade de comer algo.

Quantas possibilidades isso pode oferecer? Comer sobras em casa, pedir comida em casa, comer num restaurante, comer numa lanchonete, comer com pressa, comer pouco, comer algo saudável, comer com talher, com as mãos, comer vendo o jogo etc...

Uma infinidade de possibilidade que você irá combinar para chegar a uma escolha: Pedir pizza em casa, de calabresa, com as mãos na frente da TV, vendo o jogo.

Olha de quanta coisa ele pode ter desistido

- Se fosse comer fora, poderia ter sido atropelado por um milionário que lhe pagaria 10.000 reais de indenização.

- Se fosse comer numa lanchonete, poderia encontrar a mulher da sua vida na fila.

- Se ele fosse dirigindo, podia sofrer um acidente e morrer.

- Se ele fosse comer um sanduíche natural, podia pegar uma maionese estragada, ter uma intoxicação alimentar e ir pro hospital.

- Se ele fosse comer com pressa pra voltar e ver o jogo, poderia engasgar e quem o salvaria seria um homem e ele descobriria que é gay.

- Etc...

E a partir de cada resultado, apareceriam mais infinitas possibilidades que, de acordo com outras infinitas escolhas, gerariam mais uma eternidade de possibilidades

Não existe destino, muito menos arrependimento, não existe “o que tem que ser será.”, muito menos “esperar pelo melhor”. O que existe é correr atrás, ter atitude, ter certeza das suas escolhas, saber definir “o que” você quer e “o que” não quer, através das suas ações.

Fez? Arque com as consequências. Não fez? Arque com outras conseqüências. Mas nunca coloque a culpa da merda que deu ou do bom momento no “so called” destino.

Ou você realmente consegue viver sabendo que não é responsável pelo seu futuro?

Um comentário:

  1. Eu concordei com cada letra que vc escreveu. Mas concordei tanto... que virou meu perfil.
    Saudades do Cafona!
    Bjus Cumplice

    ResponderExcluir