terça-feira, 28 de abril de 2009

De: Breno Formado, 23 anos. Para: Breno Calouro, 17 anos.

Primeiro, parabéns por ter entrado na faculdade que você queria e estudou tanto (nem tanto) para conseguir. Quando você estiver no segundo período, vai descobrir que também passou pra UFF, mas vai ver que valeu a pena ficar na ESPM.

Você acabou de entrar na melhor faculdade de publicidade do Brasil. Você terá os melhores professores, a melhor infra-estrutura, as melhores festas e o mais importante, os melhores amigos.

Mas vamos por parte. Não se assuste com o tanto de matéria que você vai ter por período. Vai chegar uma hora que você vai entender que as matérias estão ligadas de algum jeito e que elas se ajudam entre si.

Sobre os professores, lembre-se que eles são humanos, trocam de turma de 6 em 6 meses e a maioria deles é profissional atuante no mercado que depois VOCÊ vai querer entrar. Logo, não espere que eles lembrem pra sempre do seu nome e sobrenome, não fique bravo se ele não te achar o melhor amigo e , de jeito nenhum, faça inimizade com aquele que pode vir a ser seu futuro chefe ou pelo menos alguém para quem você vai pedir emprego.

Sobre as festas, você vai se amarrar. Vá a todas as festas possíveis, fique até o fim, beba com a galera, conheça muita gente, curta os eventos mais antológicos da sua vida, veja Buchecha com Bateria da Mangueira, vá a chopada dentro de cinema pornô, viaje pra fazenda com 48hs de cerveja liberada, seja a primeira pessoa a entrar na primeira chopada com chopp de verdade no Brasil e muito mais. Sem falar nas tardes e noites com os amigos no bar do Telles, no Atrevido e no Mouse. O que me lembra os trotes. No seu/meu/nosso, você vai virar amigo de vários veteranos, conhecerá todo mundo da sua turma e já irá fazer amigos pra vida inteira. Daí pra frente, você será “O VETERANO DO MAL”. Uma leve dose de maldade fará parte do seu “eu-veterano” e não há nada de errado nisso.

E quanto aos seus amigos, ao mesmo tempo em que eu nem tenho como descrevê-los com palavras, essa carta é pouco para descrevê-los. Seus amigos de sala serão os mais importantes pois são eles que te acompanharão durantes esses 4 anos (e meio) de trabalhos, chopadas, provas, súplicas por meio ponto, barzinhos a tarde, nights e muito mais. Sem falar que vem gente de tudo quanto é lugar: Mato Grosso, Minas, Niterói (ah, Niterói) e vários outros lugares.

Seus veteranos serão uma espécie de conforto na sua vida. Quando você tiver aquela pilha de trabalhos e provas para fazer, lembre-se que eles conseguiram passar por essas mesmas coisas. E quando você estiver triste porque está acabando e nos últimos períodos quase não tem aula, veja com eles o que é um projeto final da ESPM, a paraga do PGE. Você se sentirá muito bem de ainda faltarem uns 3 meses pra começar. E quando você achar que o PGE é o fim do mundo, veja como seus veteranos se formaram e estão desempregados ou com subempregos que não condizem com sua formação.

E quanto aos seus calouros, além de serem seus brinquedinhos, também podem ser grandes amigos, pois eventualmente você irá repetir alguma matérias, deixará para fazer no fim do curso e terá que estudar com calouros como você é no momento. Por isso, no trote, depois de sacanear, zoar, esculhambar e levar a autoestima de cada calouro a zero, diga que é tudo brincadeira para “entrosar a galera”, pois você ainda vai precisar fazer algum trabalho em grupo com alguns deles. Dica: foco nas calouras.

De resto, boa sorte e aproveite de verdade os melhores 4 anos (e meio) da sua vida.

Breno Amaro (você mesmo)

2 anos depois da sua formatura

P.S.: E não satisfeito, você vai fazer sua pós por lá também. Hehehe.

6 comentários:

  1. Bem verdade. E faz falta né? Nem me formei ainda e já tô sentindo que vai dar aquela saudade... A gente reclama horrores mas, ah... ESPM maravilhosa!

    ResponderExcluir
  2. snif, snif.
    A minha carta seria mto diferente.
    bjos R

    ResponderExcluir
  3. auhauhauhuahuaha
    essa carta é bem a sua caraaaaa....
    rs

    ResponderExcluir
  4. Pena que ninguem quer saber dessa merda toda que você chama de vida

    ResponderExcluir
  5. "O Hypeness tá pedindo para algumas pessoas escreverem cartas para si mesmo de 10 anos antes. E eu já havia feito isso há 5 anos, para o Breno de 11 anos atrás."

    Vamos as contas:
    Você disse que escreve a 5 anos atras para voce de 11 uma carta de dez anos. Então seria
    11+10=21
    Mas a verdade é....
    23-17= 6

    Você mentiu com a prova na cara?
    Po cara não precisava fazer isso para se achar mais....

    ResponderExcluir
  6. Você é muito visionário

    ResponderExcluir